EUA dizem que não apoiam referendo sobre independência em Taiwan

A Aliança Formosa, estabelecida por grupos independentistas, anunciou que convocará um referendo em abril de sobre a declaração formal de independência

Taipé ? Os Estados Unidos não apoiam a realização de um referendo sobre a independência em Taiwan, garantiu nesta quarta-feira a porta-voz da embaixada ‘de facto’ na ilha, Amanda Mansour, em relação a uma proposta da coalisão Aliança Formosa, que luta pelo reconhecimento de Taiwan como país.

“Os Estados Unidos se opõem a qualquer mudança unilateral destinada a alterar o ‘status quo’. Nossa política há muito tempo vem sendo não apoiar um referendo sobre a independência de Taiwan”, afirmou Mansour em declarações veiculadas pela agência central de notícias da ilha, a “CNA”.

O ex-embaixador ‘de facto’ em Taiwan, Richard Bush, atual analista na instituição americana Brookings, já tinha expressado sua oposição à proposta de referendo da Aliança Formosa em carta aberta na última segunda-feira.

A Aliança Formosa, estabelecida por grupos independentistas radicais em abril do 2018, anunciou esta semana que pedirá a convocação de um referendo em abril de 2019 sobre a declaração formal de independência da ilha e a solicitação de entrada nas Nações Unidas sob o nome “Taiwan”.

Bush teme que essa consulta tenha efeitos negativos nas relações entre Taiwan e Estados Unidos e possa desencadear um ataque chinês de acordo com a Lei Antissecessão de Pequim de 2005, que prevê o uso da força em tal eventualidade.

O ex-embaixador afirmou que o apoio americano a Taiwan não é ilimitado e advertiu que, para decisões da envergadura da convocação de um referendo sobre a independência, a parte taiwanesa deve se comunicar antes com Washington.

“Os líderes dos Estados Unidos insistem que devem, no mínimo, ser consultados previamente se as ações de Taiwan possam criar o risco de uma guerra e desencadear uma intervenção americana”, afirmou Bush em sua carta aberta.

Em 1998, o então presidente americano Bill Clinton, durante um diálogo ao vivo em uma emissora de rádio de Xangai, disse que seu país não apoiava a independência de Taiwan, algo que, até aquele momento, jamais tinha sido dito por um chefe de Estado em Washington.

“Não apoiamos a independência de Taiwan, não apoiamos a existência de duas Chinas e não apoiamos a existência de uma China e um Taiwan”, afirmou Clinton.

No entanto, Washington aprovou nos últimos anos várias leis favoráveis a Taiwan que permitem elevar o nível de contatos oficiais, agilizar as vendas de armas para a ilha e intensificar os contatos militares, entre outros pontos.

Além disso, em 2018 e pela primeira vez na história, os Estados Unidos declararam sua oposição a que os aliados diplomáticos de Taiwan rompam suas relações com a ilha e ameaçou com represálias.

Fonte: Epoca

13/02/2019 14:49

[381]

 

 


 

Brasil supera 1.000 mortes por covid-19 em 24h pelo terceiro dia seguido

De acordo com dados do Ministério da Saúde, o país tem 643.029 óbitos e 28.058.862 casos confirmados da doença

Chegou a hora? Biden diz que Putin decidiu mesmo invadir a Ucrânia

Nesta sexta-feira (18), autoridades dos EUA disseram que o número de tropas russas reunidas ao longo das fronteiras da Ucrânia aumentou para aproximadamente 190 mil

Eduardo Leite indica a empresários que será candidato à Presidência

Com convite para deixar o ninho tucano e se filiar ao PSD de Kassab, o gaúcho afirmou a empresários que tem "disposição" de apresentar um projeto alternativo para o país

Ver todas as noticias

 

MS - PRATA METÁLICO PARA SMART CH
MS - PRATA METÁLICO PARA SMART CH
P/N: 650715 

por apenas: sob consulta

     
Impressora Fargo DTC1250e Dual
Impressora Fargo DTC1250e Dual
P/N: DTC1250D 

por apenas: R$ 9.656,00

     
Kit Impressora Datacard SD 260 - Ribbon Colorido + 500 cartões PVC
Kit Impressora Datacard SD 260 - Ribbon Colorido + 500 cartões PVC
P/N: KITSD260 

por apenas: R$ 7.500,00

     
 


 

 

 

 

 

 



Núvem de TAGS: